Maneiras de ser Feliz


Viver plenamente não é tão difícil quanto parece.

Que a vida é cheia de altos e baixos, todo mundo sabe. E, para provar a felicidade é necessário experimentar também, até certo ponto, outras emoções – inclusive raiva e tristeza – quase todos os dias. O ideal que se deve buscar é aceitar o que se tem e quem se é, aproveitar a vida sempre que possível e sentir-se feliz a maior parte do tempo.

Digo a maior parte do tempo porque ninguém é capaz de ser feliz o tempo inteiro. A vida não funciona assim. A felicidade tem de ser conquistada, cultivada e valorizada.

Eis algumas reflexões para nos lembrar de como é bom viver:

1. Mude sua forma de pensar:
Viva cada dia como se fosse o último. As pessoas que sobreviveram a uma doença terminal ou a um acidente, testemunharam uma tragédia ou perderam um ente querido costumam ter outra visão da vida. Muitas dizem que não deixam mais nada para depois. Viajam agora, aprendem algo novo agora, procuram um amigo agora. Elas sabem – e todos nós deveríamos nos lembrar disso – que o “depois” pode jamais chegar.

2. Mantenha um diário:
Escreva uma lista de tudo de bom que acontece diariamente a você. Qual foi mesmo aquela frase bonita que sua filha lhe disse outro dia? Você vai esquecer, a não ser que a escreva. Os problemas também podem ser resolvidos e os infortúnios apagados da memória se você os colocar no papel. Experimente – funciona!

3. Não supervalorize os fatos:
Pense em como gostaria de ser lembrado e no que contará a seus netos sobre sua vida. É mesmo tão importante assim que os lençóis sejam trocados toda semana? Que o chão esteja impecavelmente limpo? Aquela reunião, no ano passado, que fez com que você perdesse a apresentação do seu filho na escola, parece mesmo importante agora?

4. Não se aborreça por pouco:
Não vale a pena desperdiçar energia irritando-se por qualquer besteira. Perdeu o ônibus? Não adianta se exasperar, ele já se foi mesmo. Saboreie um cafezinho enquanto espera o próximo.

5. Não adie as tarefas:
Resolva logo as desagradáveis ou difíceis. A demora desperdiça energia e sobrecarrega a mente. Se você está preocupado com algo que tem de ser feito, já deveria estar fazendo.

6. Mude a rotina:
A vida pode começar a cair na mesmice se você fizer tudo igual, dia após dia, semana após semana. Crie novos interesses, novas atividades. Se você costuma dormir até mais tarde aos domingos, isso não é mais novidade. Por que não levantar cedo e tomar café no parque? Você vai chegar antes de todos e, quando a multidão começar a aparecer, você já vai estar a caminho de casa. O dia parecerá muito mais longo.

7. Esqueça a competição:
Seu vizinho tem uma piscina? O som mais moderno? Um carro novo? E daí? Olhe bem. Ele trabalha nos fins de semana e parece jamais ver os amigos. Quem tem uma vida de fato melhor?

8. Faça uma limpeza geral:
Livre-se de tudo que for inútil. Roupas que você não usa mais, utensílios que vivem atravancando o armário e não são utilizados, brinquedos, livros, mobília – dê tudo para as instituições de caridade.

9. Aprenda a dizer não:
Você não é obrigado a fazer tudo que lhe pedem. Sua vida já é muito atribulada e você vive correndo de um lado para o outro. Reserve algum tempo e espaço para pensar e fazer algo por você mesmo.

10. Ame seu parceiro pelo que ele é:
Será que ele ou ela mudou tanto assim? Ou será que é a mesma pessoa pela qual você se apaixonou? O relacionamento pode estar necessitando de um ajuste – tudo precisa de conserto ou manutenção após alguns anos de funcionamento -, mas as peças ainda têm de estar em bom estado!

11. Não deixe que a intimidade gere desrespeito:
O parceiro e a família merecem, no mínimo, a mesma consideração que os amigos. E você merece o mesmo deles.

12. Diga “eu te amo” :
Diga esta frase ao seu cônjuge, à família e aos amigos. Diga o que admira em cada um deles. Cumprimente-os quando fizerem algo de bom. Elogios são sempre bem-vindos e, antes que você se dê conta, pode receber um elogio também. Nunca se sabe…

13. Sobre estar sempre disponível 
Pode parecer difícil, mas se os problemas dos seus amigos aflitos estão começando a afetá-lo, você não deveria se colocar à disposição o tempo todo. Eles precisam também enfrentar os próprios problemas e seguir em frente.

14. Telefone ou escreva para os amigos:
Vocês perderam o contato, mas não precisa ser para sempre. E há quanto tempo você não fala com aquela sua tia querida? Ela adoraria ter notícias suas.

15. Alegre-se com plantas:
Colha flores do jardim ou levante cedo, vá ao mercado e encha a casa com toneladas de flores, frutas e verduras. Elas enchem a casa de vida e energia.

16. Crie algo:
Pinte, faça escultura, cozinhe, plante – escolha!

17. Faça uma caminhada:
Esse exercício suave vai renová-lo física e mentalmente desde a primeira vez. Caminhe com regularidade e vai se sentir melhor a cada dia.

18. Tenha sempre um objetivo:
Faça reservas para um fim de semana, combine uma noitada, marque uma sessão de massagem.

19. Torne mais feliz o dia de alguém:
Pode parecer piegas, mas por que não? Comece freando o impulso de buzinar para o motorista à sua frente. Ou pratique uma boa ação, cedendo um pouco do seu tempo para um trabalho voluntário.

20. Sorria:
O sorriso é contagiante – experimente e comprove!

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